sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Educação do Brasil


          “Apesar de ter expandido seu sistema educacional em todos os níveis, o Brasil encontra grandes dificuldades em melhorar sua qualidade e eficiência. As necessidades da educação brasileira não são muito distintas das do país como um todo: desenvolver a competência, o uso eficiente do recursos públicos, e a criação de mecanismos efetivos para corrigir os problemas de iniquidade econômica e social. A falta de uma população educada e competente é um freio para o crescimento econômico, e a limitação de recursos não é o único fator que afeta a capacidade de resolver os problemas educacionais. O estudo examina a educação brasileira em todos os seus níveis, as políticas educacionais recentes, e sugere alguns itens de uma agenda de transformação: o fim do uso predatório recursos da educação; a descentralização radical dos sistemas educativos, levada ao nível dos estabelecimentos educacionais; e o fortalecimento do papel de integração e coordenação dos governos centrais e regionais.  Já existe hoje consenso entre os especialistas e em parcelas significativas das elites sobre a importância estratégica da educação no mundo atual. Falta, no entanto, que este consenso adquira maior amplitude, de modo a fundamentar ações governamentais cada vez mais decididas e bem direcionadas, com a prioridade que educação exige”
               
              O Brasil de hoje tem muita dificuldade para expandir/melhorar a educação. O Brasil que ir para frente, mas o que adianta se o governo remunera ridiculamente os educadores? Como os educadores terão vontade de dar aula se sabem que vão ser mal pagos no final do mês? E então se perguntam: será que não é melhor mudar de profissão?
         O Brasil quer melhorar o ensino, mas para isso deve tomar uma atitude! Deve remunerar melhor os educadores, fornecer materiais didáticos para toda a região, dar disponibilidade de cursos profissionalizantes para crianças, jovens e adultos, construir mais redes de ensino,... São inúmeras coisas que pode ser feita para melhorar a educação de hoje em dia.
            Também é fundamental que não só o país tome uma atitude, é necessário que as pessoas também façam isso. Devem pensar em seu futuro, estudando e trabalhando, e com isso, vão ter uma vida melhor e um país melhor. O Brasil só vai melhorar na educação se todos colaborarem e ajudarem uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário