sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Projeto

Tema: O fusquinha cor de rosa e seus amigos brinquedos;
Turma: Pré-escola;
Justificativa: 
    Os brinquedos atraem muito as crianças. Elas ficam maravilhadas diante de pequenos/simples brinquedos.                                                                                                                   
      A percepção e a capacidade de imaginar fazem com que as crianças vivenciem diversas situações que ajudam na sua aprendizagem.                                                              
      As crianças quando nascem já tem um contato imediato com os brinquedos. Como pude perceber, elas gostam muito das horas livres na escola, pois podem brincar com os seus brinquedos, não tendo que ficar fazendo só atividades direcionadas o tempo todo.                                                                                 
    De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol. 3), o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Se as crianças não brincarem, não vão evoluir, aprender, se desenvolver.                                             
     Também é de extrema importância que tenham o conhecimento total de que podem brincar com todos os brinquedos (menina não pode brincar com a bola, pois é brinquedo de menino, o menino não pode brincar de boneca, pois é brinquedo de menina,...), para que não tenham nenhum tipo de discriminação;                       
      Assim, percebi que o assunto a ser trabalhado abre espaço para que as crianças possam estabelecer essas relações.
Objetivo geral:
        O projeto tem como objetivo proporcionar às crianças diversas situações de aprendizagem, como:
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Explorar e incentivar a descoberta do meio físico, natural e social (ampliação do conhecimento da realidade física, social e cultural), através da ação;
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
 - Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com os diversos brinquedos, manifestando curiosidade e interesse;
- Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, entre outros;

Avaliação:
A cada plano de aula, será avaliado suas aprendizagens e dificuldades.


Planejamento
Objetivos:

Desenvolver as capacidades motoras e sociais, linguagem oral, motricidade fina e ampla, raciocínio, atenção, concentração, ritmos corporais, os cinco sentidos, conhecimento dos brinquedos abordados na história, espaços externos, as diferentes texturas e cores, entre outros.

- Chamada: A chamada será em forma da chave de um automóvel. Em cada chave terá o nome do aluno. A Professora chama o nome do aluno, e se ele está presente, ele vai pendurá-la num mural que tem a sua foto para conseguir identificar onde colocar sua chave. Se o aluno não estiver presente, ficará sem a chave no mural.
Recursos: EVA, papéis com os nomes dos alunos, fotos dos alunos e isopor grande com ganchos para pendurar as chaves.
- Contação da história: A narração da história será com o apoio do livro, mas a cada parte que será narrada, serão coladas com velcro em um avental que a professora estará usando. Ex.: (o relógio marcando 12h – relógio de EVA marcando 12h).
Recursos: Moldes de diversas coisas abordadas na história feitas de EVA (fusca cor-de-rosa, soldado de chumbo, bailarina, cachorro), velcro, livro e avental.
- Debate sobre a história: Sentar com as crianças no tapete e conversar sobre a história. Pedir para que cada uma fale a sua opinião sobre os acontecimentos da história (será que o menino não pode brincar com brinquedos de menina? E a menina também não pode brincar com brinquedos de meninos?)
- Confecção do fusquinha cor-de-rosa: O professor junto com as crianças irá confeccionar o seu próprio fusquinha cor-de-rosa na aula de informática.
Recursos: Computador. 


Um comentário:

  1. Adorei seu porojeto, tanto como seu planejamento!!Acho que esse tema pode ser muito explorado de diferentes formas...hihi

    ResponderExcluir